Uma em cada quatro pessoas de todo o mundo tem acesso à internet, mais que o dobro do número de internautas registrados em 2003. Esses são os dados do relatório da União Internacional de Telecomunicações (ITU na sigla em inglês) divulgado nesta terça-feira, 25.
O estudo exibido durante a World Telecommunication Development Conference 2010 (WTDC-10) conclui que embora os países subdesenvolvidos tenham avançado rumo a inclusão digital, ainda há muito trabalho pela frente.
Em relação ao acesso da web nas instituições de ensino, os resultados são diversos. Nos países em desenvolvimento há tanto escolas desconectadas como localidades que possuem 80% das instituições de ensino em rede, como no caso da Jordânia. Já no Brasil, o relatório aponta que 56% das escolas estão conectadas à internet.
O estudo ressalta a carência de conteúdos online em outros idiomas além do inglês, compreendido por apenas 15% da população global. Com base em registros de outros países, o estudo aponta, no entanto, que a diversificação de conteúdos na internet vem crescendo e entre 2005 a 2009 os domínios mais solicitados estavam ligados a países como Índia (.in), Rússia (.ru) e China (.cn).
O objetivo do levantamento, que consolida dados de 2009, é acompanhar o progresso para a criação de uma sociedade global mais conectada até 2015. O compromisso foi firmado entre governos de todo o mundo durante a Conferência Mundial sobre a Sociedade da Informação realizada em Genebra, em 2003, e em Tunes, em 2005.
Fonte: http://olhardigital.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário