A primeira vantagem valiosa da transmissão digital é a melhora na qualidade da imagem. Esqueça os chuviscos, fantasmas, chiados e outros problemas, mesmo para quem não possui uma televisão de alta definição, já será possível ter uma qualidade semelhante à de um DVD.
A vantagem do uso de um aparelho Full HD reside na altíssima qualidade para reprodução de discos blu-ray e jogos em alta definição.
Outra grande vantagem, graças à maior largura da banda de transmissão, é a possibilidade de interatividade, permitindo às emissoras obter dados mais precisos de audiência, realização de compra de produtos, enquetes, entre outros. Qualquer pessoa poderá usufruir da interatividade inteiramente se conectar sua televisão ou conversor à rede mundial de computadores.
As emissoras em breve poderão disponibilizar aos telespectadores informações adicionais sobre a programação, como sinopse e ficha técnica do filme sendo apresentado, resumo dos capítulos anteriores de uma novela, informações sobre o time que está jogando, entre outras. Tudo isso direto na televisão, através do conversor embutido ou comprado separadamente.
Definição técnica dos termos
Atualmente, quando se fala em televisão digital, uma série de termos e siglas surge no meio do assunto, deixando todo mundo meio confuso com as terminologias. Mas fique calmo, vamos explicar o que significa cada termo relacionado ao tema.
HDTV: é uma abreviatura para o termo High Definition Television, significa nada mais que televisão em alta definição, que é o principal conceito da televisão digital. A alta definição é de 720 ou 1080 linhas horizontais para as imagens transmitidas e recebidas. Na televisão digital, o áudio também possui alta qualidade, podendo ser transmitido e recebido em seis canais, como nos cinemas e sistemas de home theather.
Aparelhos Full HD: também conhecidos como High Definition TV ou televisão de alta definição, são aparelhos capazes de reproduzir imagens com uma definição de 720 ou 1080 linhas horizontais. Além de serem capazes de reproduzir o sinal digital recebido em alta definição, podem exibir a melhor resolução disponível em DVDs de alta definição, discos Blue-Ray ou HD-DVD.
Conversor set-top box: é o equipamento que deve ser conectado às televisões que não possuem um sintonizador digital, para que o sinal possa ser convertido pelo aparelho. Alguns conversores set-top box possuem integrado um gravador de vídeo digital, que permite capturar a programação televisiva para ser visualizada posteriormente.
Como a TV digital funciona?
Basicamente, a TV digital funciona de uma forma totalmente diferente de como a televisão analógica funcionava até agora. Enquanto o sistema analógico funciona com a transmissão de cada pixel de imagem através de ondas de rádio, recebidos pela televisão e decodificados para formar as imagens, a TV digital possui uma transmissão semelhante ao trânsito dos dados em computadores.
Todas as vantagens anteriormente citadas, como a possibilidade de interatividade e melhora na qualidade do áudio e da imagem se devem à transmissão de dados como nos computadores, ou seja, em binários.
O que está acontecendo na verdade, é a convergência da tecnologia dos computadores com a televisão, o que já era uma tendência há algum tempo.
Fonte: http://baixaki.com.br
Amanhã, você verá mais informações úteis sobre a TV digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário