Em ambas as estreias, pouquíssimos telespectadores ficaram do outro lado da telinha para apreciar a novidade. Quando inaugurou a televisão no Brasil, o visionário Assis Chateaubriand comprou cerca de 200 aparelhos e espalhou em vitrines por toda São Paulo, para que o povo pudesse assistir.
Com a chegada da TV digital, a história se repetiu de forma semelhante: os aparelhos compatíveis começaram a ser vendidos poucas semanas antes, com preços proibitivos. Resultado: a televisão digital estreou para pouco mais de mil telespectadores em um evento e nas vitrines e prateleiras de lojas.
Afinal, o que é a TV digital?
A primeira diferença da TV digital é a resolução: enquanto a TV analógica trabalha em média com 480 linhas horizontais, a digital trabalha com 1080. Isso significa que cada imagem transmitida terá muito mais pontos compondo-a, e você terá uma qualidade semelhante à que possui no monitor de seu computador.
Só para ter uma idéia, a menor resolução disponível em um monitor de
computador é de 640 por 480 pixels, e a resolução que as televisões
analógicas realizam é de aproximadamente 512 por 400 pixels.
Quem fica muito tempo trabalhando ou estudando no computador, ao se acostumar com a resolução da imagem no monitor, com certeza pode achar a imagem de uma televisão analógica um tanto menos nítida. De fato, as diferenças de qualidade e resolução são amplas e ficam mais evidentes nas imagens em movimento.
Também pode ser possível, futuramente, graças ao tamanho maior da banda de transmissão, transmitir diferentes programas através de um mesmo canal simultaneamente e informações de interatividade, como guias de programação, dados estatísticos, entre outros. A interatividade será parecida com a que usuários de transmissões digitais pagas já possuem, com alguns recursos a mais.
Amanhã eu posto sobre as vantagens da TV digital
Fonte: http://baixaki.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário